-
Arquitetos: Gabriel Valdivieso
- Área: 80 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Maura Mello
-
Fabricantes: Casa Franceza, Lumini, Lurca, Mont Blanc Mármores, Suvinil, mobilart, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para a reforma deste apartamento, o cliente, em seu segundo projeto com nosso escritório, confiou plenamente em nossa visão. Ele forneceu um briefing claro, deixando a cargo de nossa equipe a criação de propostas para layout, revestimentos e decoração. A principal demanda era um único quarto, com a premissa de criar espaços amplos, arejados e iluminados. O proprietário, um profissional do mercado financeiro, vive sozinho e valoriza a convivência com amigos, aproveitando para cozinhar e desfrutar de momentos juntos em casa. Nos finais de semana, aprecia a tranquilidade, assistir a filmes e se dedicar à leitura. Suas viagens são uma fonte constante de inspiração, com pôsteres e gravuras que recordam suas experiências ao redor do mundo.
Situado em um edifício da década de 70, o apartamento originalmente apresentava um layout compartimentado, projetado para uso familiar. Integrando a cozinha e a área de serviço à sala, bem como o segundo quarto, a reforma visou abrir os espaços ao máximo, promovendo fluidez e luminosidade. O projeto, de estilo contemporâneo, é inspirado na arquitetura brutalista paulistana. Colunas e vigas de concreto foram expostas, e o piso em granilite verde, com detalhes em granilhas pretas, define o caráter do ambiente. Na cozinha, a mesma tonalidade foi utilizada nas paredes e no teto. Azulejos estampados, uma variação do projeto anterior, remetem à estampa da paulistana Lurca, enquanto a marcenaria em folha de canela adiciona um toque acolhedor aos espaços de piso frio. A iluminação planejada, embutida nas portas de vidro da cozinha, cria uma atmosfera intimista para os momentos de convívio. A estrutura original do edifício foi preservada e destacada, com vigas e pilares em concreto recebendo um acabamento bruto. Uma viga invertida na antiga parede da cozinha orientou a localização da nova mesa de jantar, em granito andorinha cinza, que se conecta às bancadas da cozinha e de apoio, promovendo unidade e funcionalidade. Entre a sala e o quarto, um volume em tijolo de demolição pintado de branco foi criado para embutir o armário do quarto.
A cozinha foi integrada à área de refeições e à sala de estar. Para manter a estética coesa, a geladeira tem uma porta revestida de madeira, tornando-a quase invisível. O frontão em azulejo geométrico se estende da cozinha para a sala de estar, criando uma conexão visual harmoniosa. A sala, agora ampliada e unificada com o segundo quarto, se tornou um espaço generoso e versátil. A televisão foi posicionada de forma a ser visível tanto do sofá quanto da área da cozinha, permitindo a visualização de notícias ou filmes. O layout circular dos móveis da sala de estar favorece a interação e as conversas.